segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Peixes cartilaginosos GNATHOSTOMATA= Classe condrichthyes

(gr . Chondros = Cartilagem / Ichthys = Peixe)

Os peixes cartilaginosos habitam principalmente as águas marinhas,são predadores e são representados pelos tubarões,peixes-serras,raias e quimeras a principal caracteristica e o esqueleto que e completamente cartilaginoso e foi isso que originou o nome.
Tegumento

É semelhante ao de todos os vertebrados, sendo constituído por uma epiderme pluriestratificada e uma derme. .

Esqueleto

É cartilaginoso. Enquanto que nos Cyclostomata e notocorda persistia como elemento esquelético; aqui ela é substituída por uma coluna vertebral. As grandes barbatanas, de forma triangular inserem se imediatamente atrás da cabeça, têm posição horizontal e ficam separadas uma das outras por um largo intervalo.

Permite distinguir os sexos por causa das barbatanas ventrais são menores contactar uma com a outra na linha ventral. Entre as nadadeiras pélvicas, no macho existem dois órgãos alongados e cônicos, o Clasper que funciona como aparelho copulador.

Atrás de cada olho, ocorre uma abertura arredondada denominada espiráculo (resultante do primeiro par de fendas branquiais ). Mais para trás ocorre as cincos fendas branquiais, a forma de estreitas aberturas verticais. A água entra pela boca e sai através das fendas, cedendo uma parte do oxigênio as branquiais alojadas no interior das fendas. O ânus, ou mais exatamente a abertura da cloaca, é uma fenda longitudinal, situada entre as nadadeiras ventrais.

Sistema Digestivo

Começa pela boca, onde ocorre fileiras transversais de dentes pontiagudos que e substituídos por novas fileiras de dentes da parte posterior.depois encontramos a faringe que se comunica com as câmaras branquiais, e posteriormente o estômago e intestino que termina numa cloaca.

O intestino é provido de uma válvula em espiral, chamada tiflossole que aumenta a superfície de absorção. Existe uma glândula retal na união do intestino com a cloaca, que tem a finalidade remover excessos de sais do sangue . Obs: Cloaca é uma abertura por onde são expelidos produtos dos aparelhos digestivo, urinário e reprodutor.

Sistema circulatório

O coração e constituído por duas câmaras: uma aurícula e um ventrículo. O sangue sai do ventrículo e passa para um bulbo arterial, de onde vai até as brânquias, onde é oxigenado e recolhido por uma aorta que o distribui para o restante do organismo. Após oxigenar diversos tecidos, ele retorna ao coração desembocando no seio venoso que precede a aurícula.
Ps.. O coração contem apenas sangue venoso.
Sistema respiratório

É formado por um conjunto de cinco pares de brânquias. A faringe apresenta de cada lado, cinco fendas, cujas paredes são ricamente vascularizadas. Daí, a água é impulsionada para o meio exterior pelas fendas branquiais externas .
OBS. Nos peixes cartilaginosos, não ocorre bexiga natatória.

Sistema Excretor

Consiste de um par de rins, que retiram os catabólitos do celoma e do sangue. Em muitos machos, o tubo que dá saída a urina, e usado também como conduto para espermatozóides, é o conduto de Wolff.

Sistema Reprodutor

Os sexos são separados, e a fecundação é interna, pois o macho coloca o esperma na cloaca da fêmea por meio de um órgão copulador denominado Clasper.
O aparelho reprodutor masculino tem um par de testículo dos quais, partem os canais deferentes que desembocam na cloaca. Em alguns animais os canais deferentes são os mesmos que serve aos rins, e por esta razão dizemos, neste caso, de aparelho urogenital.
O aparelho reprodutor feminino, consiste de um único ovário.

Algumas espécies são ovíparas, depositando cada ovo no interior de uma capsula coriácea preta, geralmente em forma de losango, tendo em cada canto, um filamento destinado, para fixar a cápsula entre as algas.muitas vezesa maioria das espécies são ovoviviparasque e quando os ovos ficam retidos no interior do corpo da femeaassim os filhotes se desenvolen e nasce já ativos.

Sistema Sensorial

Olfato
São duas fossas olfativas na parte ventral do focinho.
Equilíbrio e Percepção do Som - através do ouvido (labirinto) que e usado como órgão dos sentidos de gravidade, rotação e audição. O ouvido apresenta três canais semicirculares.
Visão
Os olhos são movidos por três pares de músculos que prendem o globo ocular na base, não há pálpebras.
Pressão hidrostática
A linha lateral, formada pela sucessão de botões sensíveis a pressão, é capaz de sentir a velocidade de correntes de água e variação de pressão sobre o corpo.
Principais Peixes Cartilaginosos do Brasil
Tubarão-branco, Cação, Peixe serra, Peixe-martelo, Raia-do-mar, Raia de água doce.

EQUIPE=ANA BEATRIZ SANTOS
ALISSON ALBINO
ANISIA CARLA
DIEVISON WAGNE
VANESSA MERCURI
2 C MATUTINO
PROF=JOSEANE

Chordata

Para o grupo dos cordados, foram representados pelos anfioxos e pelos vertebrados.
Sua evolução surgiu a metameria, que ocorreu na linhagem evolutiva dos prostotomios que originou aos anelídeos e astropodes.
A maioria dos cordados um exemplo de estrutura do corpo do adulto em que metameria é evidente é a musculatura do tronco organizada em mistomos.

Principais Caracteristicas:

Surgem no desenvolvimento do embrião e podem ou não persistir nos adultos. Entre elas:

Notocordo- deriva do mesoderma do embrião, que corresponde a bastante maciço, flexivel situado na linha média na do corpo.

Sistema nervoso dorsal: Origina-se do ectoderma dorsal do embrião, formando tubo nervoso.

Cauda pós-dorsal: Prolongamento do corpo posterior ao ânus.

Os cordados são classificados em 3 subfilos : Urochordate; Cephalochordata e vertebrata.

Equipe:Crislane Santos; Fernanda Souza; Jaqueline Silva; Jessica Milena

sábado, 28 de novembro de 2009

Anfíbios

Anfíbios são animais de pele fina e úmida, na qual não ocorrem pêlos ou escamas externas. São animais que não incapazes de manter a temperatura de seu corpo constante por mecanismos externos, por isso são chamados animais de sangue frio ou pecilotérmicos.
A pele fina, rica em vasos sanguíneos e glândulas que possuem permite-lhes que a utilizem na respiração, absorção de água e defesa. Quando estão com "sede", os anfíbios encostam a região ventral de seu corpo na água e a absorvem pela pele. As glândulas em sua pele são de dois tipos: mucosas, que produzem muco e serosas, que produzem veneno. Todo o anfíbio produz substâncias tóxicas, mas existem espécies mais(foto) e menos tóxicas e os acidentes com humanos somente acontecerão se tais substâncias entrarem em contato com nossas mucosas ou sangue.

Os anfíbios existem há mais de 350 milhões de anos e foram os primeiros animais a apresentar musculatura para se sustentar fora da água.
Os anfíbios são agrupados em três ordens, com ampla distribuição geográfica na terra: De acordo com a literatura são conhecidas 5.500 espécies e a anfibiofauna da América do Sul é a mais rica do planeta, com aproximadamente 1.740 espécies, distribuídas por 140 gêneros e 16 famílias. No Brasil são atualmente conhecidas 517 espécies de anfíbios.
Exemplos





Sapo Cururu
Nome científico: Bufos spp
Classe: Amphibia
Superordem: Salienta
Ordem: Procoela
Família: Bufonidae
Habitat: Matas tropicais
Hábitos: noturnos
Nome popular: Sapo cururu

Características: O sapo cururu é o mais comum na fauna brasileira. Possui duas glândulas de veneno na parte posterior da cabeça que, quando acionadas, espirram um líquido de odor desagradável. O predador que ingerir esse veneno, certamente morrerá, pois é altamente tóxico.
Os machos são menores que as fêmeas. Medem cerca de 140 mm enquanto as fêmeas medem 170 mm.
O período de reprodução é no início da primavera. Os ovos são postos em fileiras e podem alcançar até
5 m de comprimento.Os girinos nascem dez dias depois, que passam por uma série de mudanças ao longo do seu desenvolvimento até se transformar em sapinhos.
Alimentam-se de insetos, camundongos, cobras e caracóis.








Nome científico: Rana pipiens
Classe: Anphibia
Superordem: Salientia
Ordem: Diplasiocoela
Família: Ranidae
Nome popular: Rã comum

Características: As rãs são animais mais aquáticos de pele fina e úmida, patas fortes e dedos longos. Em geral, alimentam se de caramujos, lesmas e insetos. As rãs comuns não possuem muitos meios de defesa e são presas fáceis de peixes carnívoros, aves pernaltas e cobras. A reprodução começa no fim do inverno, logo após a ibernação. A fêmea põe de 2.000 a 3.000 ovos. As rãs.
também são muito cobiçadas pelos seres humanos por causa de sua carne, que é muito saborosa.
E também existem outros como :perereca,salamandra de fogo,tritão,proteu.....etc..




Alunas:Viviane Leite,Emile Pinheiro e leiticia Alves
Série;2 C









segunda-feira, 23 de novembro de 2009


Mamíferos

A característica principal desta classe é a presença de glândulas mamárias desenvolvidas, nas fêmeas, para a nutrição de seus filhotes. Pelo fato de apresentarem, em sua maioria, desenvolvimento embrionário no interior no útero da mãe, o risco de serem devorados por predadores nessa fase é o mínimo possível.
São também homeotermos e vivem em todos os tipos de habitat: regiões frias, quentes, secas, úmidas, aquáticas, etc.

Sistema tegumentário

Sistema tegumentar é o sistema de proteção dos corpos dos seres vivos e engloba a pele, pêlos e unhas. No mamíferos são revestidos por uma pele que apresenta pêlos e glândulas (mam rias, seb cias e sudoríparas), além de alguns anexos como: chifres, garras, unhas, cascos, espinhos, etc.

Sistema Digestivo

O sistema digestivo é completo. O estômago é simples, pórem nos ruminantes possui quatro câmaras (pança, barrete, folhoso e coagulador).
O trajeto do alimento inicia-se na boca onde é mastigado e misturado com saliva; após a deglutição, desce pelo esôfago e dirige-se à primeira câmara, o rúmem ou pança. Em seguida, vai para o retículo ou barrete, onde é transformado em bolinhas que serão regurgitadas.

Sistema Excretor

São urotélicos, ou seja, excretam principalmente uréia através dos rins metanefros.

Sistema Respiratório

Respiração pulmonar (pulmões com alvéolos); laringe com cordas vocais (exceto nas girafas); diafragma separando os pulmões e o coração da cavidade abdominal, sendo o principal músculo dos movimentos respiratórios.

Sistema nervoso e órgãos do sentido

Os mamíferos possuem encéfalos excepcionalmente grandes entre os vertebrados, os quais evoluíram em caminhos, de certa forma, independentes dos demais amniotas

Sistema Nervoso

O SNC é constituído pelo incéfalo e pela medula espinhal.

Reprodução

Os machos apresentam pênis, testículos protegidos por uma bolsa escrotal para manutenção da temperatura um pouco abaixo da corpórea; fecundação interna e ovos oligolécitos, ou seja, com pouco vitelo.
Possuem, ainda, todos os anexos embrionários anteriores, mais o aparecimento de uma placenta com cordão umbilical, permitindo a ligação entre mãe e filho. Após o nascimento, o filhote é alimentado pelo leite produzido nas glândulas mamárias.

Alunas:LUIZA, LAIS, MILENE, JANARA, ANA CLAUDIA, VANESSA SANTOS

Link
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mam%C3%ADferos#Sistema_esquel.C3.A9tico-muscular

Características gerais dos chordata I

Algumas linhagens chamadas grupos dos equinodermos representados pela estrela do mar e outra de grupo cordadios, representados pelos anfioxos e pelos vertebrados.

Metameria é um processo de segmentação do corpo ocorre durante o desenvolvimento do embrião de diferentes graus no adulto, sendo mais evidente em algumas estruturas do corpo.

Na maioria dos cordados, exemplo de estrutura do corpo do adulto em que a metameria é evidente é a miscultura do tronco, organizada em miótomos ou blocos musculares metamericamente disposto ao longo do corpo. A contração alternada desses músculos de um lado e outro do corpo promove um movimento lateral, impulsiona o animal para frente. Esse tipo de locomoção por andulação lateral é típico nos cordados com característica mais primitiva.

Características exclusivas dos cordados surgem no desenvolvimento do embrião e podem ou não persistir nos adultos.

- Notocorda – deriva do mesoderma do embrião corresponde a um bastonete maciço, flexível, situado na linha mediana dorsal do corpo.

- Sistema nervoso dorsal – tem origem dos invaginação ectoderma dorsal do embrião, formando um tubo oco.

- Cauda pós-anal – é um prolongamento ate do corpo posterior ao ânus.

Os cordados são classificados em três subfilos: Urochordata, Cephalochordata e vertebrata.

Os protocordados não possuem crânio e nem vértebras. Cordados invertebrados.

Os vertebrados possuem crânio, e a maioria deles possui vértebras, que compõem um endoesqueleto axial.

As vértebras dispõem-se de modo a proteger o tubo neural. O crânio surgiu evolutivamente antes das vértebras.

O encéfalo está associado aos órgãos dos sentidos especializados, representados por fossas nasais, olhos e ouvidos.

alunos(a)> Leila,Michel,Veronica,Tamiles,Debora

quinta-feira, 19 de novembro de 2009



Aves

As aves são animais vertebrados que podem ser facilmente distinguidos pela presença de penas. A pena é uma característica exclusiva desses animais, ou seja, está presente em todas as espécies do grupo. Além disso, as aves não possuem dentes, são endotérmicas e apresentam um metabolismo elevado.

As aves podem ser encontradas em todos os continentes e, atualmente, já foram descritas cerca de 12.000 espécies. Entre as espécies desse grupo há uma grande variedade de formas, tamanhos e hábitos. Existem desde espécies com poucos centímetros de altura até espécies como o avestruz, que pode atingir mais de dois metros de altura.

Embora a maioria das aves esteja adaptada ao vôo, existem algumas exceções. O pingüim, por exemplo, não voa, mas pode nadar e mergulhar. Já o avestruz pode caminhar e correr.

As aves surgiram durante a Era Mesozóica, cerca de 150 milhões de anos atrás. Acredita-se que elas evoluíram a partir de répteis bípedes, próximos aos dinossauros. O registro mais antigo de uma ave é o fóssil da espécie Archaeopteryx lithografica. Embora o Archaeopteryx possuísse penas, ele também apresentava outras características, como uma longa cauda e ossos compactos, mais semelhantes aos répteis do que às aves atuais.

Adaptações para o vôo

As aves possuem diversas adaptações para o vôo que estão relacionadas ao formato aerodinâmico e à redução do peso do corpo. A presença de membros anteriores, transformados em asas, e de penas são algumas dessas adaptações. A pena é uma estrutura leve, mas ao mesmo tempo flexível e resistente. Além de atuar no vôo, é também um importante isolante térmico.

O isolamento térmico fornecido pelas penas foi essencial para o surgimento da endotermia nas aves. Isso permitiu que o calor produzido pela alta taxa metabólica desses animais não se dissipasse para o ambiente externo. Esse isolamento também protege as aves da perda de calor gerada pela passagem do ar pelo corpo durante o vôo.

Muitos dos ossos das aves são pneumatizados. Isso significa que o seu interior é oco, o que os torna mais leves. No interior dos ossos pneumáticos existem extensões do pulmão chamadas de sacos aéreos. Os sacos aéreos contribuem para a redução da densidade das aves, além de promoverem a refrigeração interna e atuarem nas trocas gasosas durante a respiração.

Outras características que contribuem para a redução do peso são: ausência de dentes, ausência de bexiga urinária e atrofia das gônadas fora da época reprodutiva. Além disso, as fêmeas geralmente só possuem um ovário.

O osso que une as costelas na região ventral, o esterno, apresenta uma projeção chamada de quilha. A quilha é o ponto de inserção dos fortes músculos peitorais, responsáveis pelo batimento das asas.

Digestão e excreção

A ausência de dentes impede que as aves triturem o alimento na boca, antes de engolir. Esta função é assumida pela moela, uma região do estômago cujas paredes são dotadas de músculos fortes. Na moela os alimentos são triturados e esmagados, ou seja, é realizada a digestão mecânica. Algumas espécies armazenam pedrinhas na moela, que aumentam o atrito e auxiliam na trituração do alimento.

Muitas espécies possuem um papo. O papo corresponde a uma dilatação da porção posterior do esôfago e serve para armazenar, temporariamente, o alimento coletado. Quando estão com filhotes, as aves podem armazenar alimento no papo para transportá-lo até o ninho e alimentar a prole.

As aves, assim como a maioria dos répteis, excretam ácido úrico, uma substância nitrogenada que é insolúvel em água. As excretas são eliminadas na forma de uma pasta branca junto com as fezes, que possuem coloração escura.

Reprodução

A fecundação das aves é interna e, assim como os répteis, elas possuem um ovo terrestre com uma casca protetora externa. Internamente, encontram-se os anexos embrionários.

As aves são animais ovíparos, ou seja, botam ovos que completam seu desenvolvimento fora do corpo materno. Isso contribui para a redução do peso da fêmea, pois ela não carrega o ovo ou o embrião dentro de seu corpo, como na ovoviviparidade e na viviparidade.

As aves chocam os ovos e cuidam dos filhotes após o nascimento. Este comportamento de cuidado com a prole é chamado de cuidado parental. Em muitas espécies tanto a fêmea quanto o macho realizam esta atividade.

Órgãos dos sentidos

As aves possuem a visão e a audição bem desenvolvidas. Esses sentidos são essenciais para um deslocamento eficiente no ar, durante o vôo. Já o olfato é pouco desenvolvido na maioria das espécies.

A produção de sons é realizada através de uma estrutura situada na base da traquéia, a siringe. A vocalização possui uma grande importância na comunicação das aves, sendo uma característica particular de cada espécie.
.........................................................................................................................................................................

Alunas: Émile Pinheiro, Viviane Leite, Leticia Alves, Ueberton e Adailton.
Tuma : 2°C / Turno Matutino

Link

http://educacao.uol.com.br/ciencias/aves-penas.jhtm

terça-feira, 17 de novembro de 2009


Répteis

Classe de vertebrados, de corpo geralmente alongado, excepto nos cágado e tartarugas, e coberto de escamas ou placas queratinizadas. São todos amniotas (animais cujos embriões são rodeados por uma membrana aminiótica).

Evolução


Os répteis estão entre os mais antigos grupos de animais terrestres do mundo. Os primeiros répteis, como são conhecidos hoje em dia, evoluíram dos anfíbios há 250 ou 300 milhões de anos atrás e proliferaram com rapidez até se transformarem numa criatura terrestre. Provavelmente, os primeiros répteis eram fisicamente parecidos com os que existem hoje em dia. As suas peles grossas e impermeáveis ajudaram-nos a manter a humidade e os ovos em conchas e permitiram-lhes desenvolver-se em ambientes secos. Estas adaptações ajudaram a completar os seus ciclos de vida na terra. Dessa forma, eles foram capazes de colonizar quase todo o ambiente terrestre muito rapidamente.

Os répteis que conhecemos hoje em dia representam um pequeno exemplo daquelas primeiras criaturas, a maioria evoluiu rapidamente em outras direcções. Registos de fósseis mostram que os dinossauros e seus parentes, por exemplo, foram descendentes dos primeiros répteis, e não ao contrário. Com o tempo, vários grupos de répteis se diversificaram. Nos registros comparativos de fósseis, aparecem répteis parecidos aos mamíferos. A descoberta do famoso fóssil do Archaeopteryx, em 1861, demonstrou que os pássaros também evoluíram destes primeiros reptilianos.

Principais Características:

 O esqueleto é completamente ossificado;
 Alguns répteis, como o Sphenodon, têm costelas ventrais;
 Os pulmões são bem desenvolvidos e, por vezes, providos de sacos aéreos;
 O coração tem três cavidades, com uma divisão parcial no ventrículo, excepto nos crocodilos, em que há quatro cavidades separadas;
 Os ovos geralmente são grandes e têm casca calcária ou coriácea
.

Quelônios

Os quelônio formam a ordem taxonômica de répteis representados pelas tartarugas marinhas (tartaruga-de-couro Dermochelys coriacea) ou de água doce (tartaruga-da-amazônia Podocnemis expansa), pelos cágados (Phrynops geofroanus) e pelos jabutis (Geochelone carbonaria).

Estes animais possuem cascos formados internamente por placas ósseas dérmicas rígidas, fusionadas às vértebras e costelas, externamente constituídos por uma camada queratinizada, sendo a região dorsal com posição superior denominada de carapaça e a ventral de posição inferior de plastrão.

À medida que o animal cresce, novas camadas são depositadas na estrutura do casco, não significando este aumento de tamanho um parâmetro relacionado na estimativa da idade do organismo. Contudo o crescimento deve-se exclusivamente ao processo de nutrição, podendo as espécies de água doce medir aproximadamente 75 centímetros de carapaça, enquanto as marinhas podem chegar até 2,5 metros de comprimento.

São onívoros, apresentam hábitos alimentares diversificados, incluindo alimentos fibrosos (de origem vegetal), folhas e frutos, como também são predadores de moluscos e pequenos peixes.

O parelho bucal não possui dentição, porém apresentam lâminas córneas utilizadas para cortar ou rasgar os alimentos.

Todas as espécies deste grupo são ovíparas, com ovos protegidos por membrana e casca. A deposição dos ovos (nidificação) ocorre em covas cavadas no solo das matas ou areia da margem de rios ou praias.

O ciclo de vida é bastante longo, chegando a viver por mais de centenas de ano, algumas são migratórias, outras já possuem forte identidade com o ambiente onde vivem.

Lepidosauria

Os Lepidosauria (do grego lepidos, escama + sauros, lagarto) formam um dos maiores grupos da Reptilia, contendo mais de 4.000 espécies de lagartos e 2.700 espécies de serpentes, além das duas espécies de tuataras. São tetrápodes predominantemente terrestres, com algumas espécies secundariamente aquáticas, principalmente entre as serpentes. O tegumento dos Lepidosauria é coberto por escamas e é relativamente impermeável à água. Os tuataras e a maioria dos lagartos possuem quatro membros, mas a redução ou perda completa dos membros é comum entre lagartos e todas as serpentes são ápodas. Apresentam fenda cloacal transversal, ao invés da fenda longitudinal que caracteriza os outros tetrápodes.

Dentro dos Lepidosauria, os Sphenodontidae (tuataras) formam o grupo irmão dos Squamata (lagartos e serpentes). Dentro dos Squamata, os lagartos podem ser distinguidos das serpentes em termos coloquiais, mas não filogeneticamente, porque as serpentes são derivadas dos lagartos. Assim sendo, os "lagartos" formam um grupo parafilético. No entanto, lagartos e serpentes são distintos em muitos aspectos da sua ecologia e comportamento e uma separação coloquial torna-se útil em seu estudo.

Sphenodontia

A tuatara (Sphenodon spp.) é o único representante de répteis da ordem Sphenodontia (ou Rhynchocephalia) e família Sphenodontidae. É um réptil endémico da Nova Zelândia que vive apenas em algumas ilhas ao largo deste país, estando extinto nas duas ilhas principais. É considerado uma espécie ameaçada desde 1895.O nome tuatara é uma palavra Maori que significa dorso espinhoso. O tuatara é considerado um fóssil vivo, já que pouco se modificou desde o Mesozóico, o tempo dos dinossauros.

As tuataras têm características mistas entre lagartos, tartarugas e aves. Os dentes estão fundidos aos maxilares e não têm órgãos de copulação nem auditivos externos. São animais de clima frio, que não suportam temperaturas acima dos 27ºC. Os adultos medem cerca de 60 cm de comprimento, pesam entre 0,5 e 1 kg e são terrestres e principalmente noturnos. Os juvenis adaptaram-se a um modo de vida oposto, arbóreo e diurno, principalmente por serem uma das presas favoritas das tuataras adultas.

O ciclo de vida destes répteis é extremamente longo e os indivíduos podem chegar aos cem anos de vida. As fêmeas levam muitos anos a atingir a maturidade sexual e põem ovos apenas de quatro em quatro anos. O período entre a copulação e a eclosão é de 12 a 15 meses. As tuataras crescem continuamente até aos 35 anos de vida. Como os lagartos, as tuataras têm um olho pineal na testa, coberto por uma escama. A função deste terceiro olho, estando ele coberto, permanece desconhecida.

As tuataras alimentam-se de insectos, lagartos, churros, ovos de aves marinhas e por vezes dos seus próprios juvenis. Habitam zonas de floresta e praias de cerca de trinta ilhas ao largo da Ilha Norte da Nova Zelândia. A espécie S. guntheri está confinada a uma única ilha no Estreito de Cook. O S. punctatus é esverdeado, enquanto que o S. guntheri é acastanhado com manchas amareladas.

........................................................................................................................................................................

Alunos: Paulo,Anderson,Érik,Hamilton,Igor
Turno: Matutino
Serié: 2ºC
Prof: Joseane

Links

http://www.brasilescola.com/biologia/ordem-chelonia.htm
repteis.servivo.com
http://pt.wikipedia.org/wiki/Lepidosauria
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tuatara