segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Peixes cartilaginosos GNATHOSTOMATA= Classe condrichthyes

(gr . Chondros = Cartilagem / Ichthys = Peixe)

Os peixes cartilaginosos habitam principalmente as águas marinhas,são predadores e são representados pelos tubarões,peixes-serras,raias e quimeras a principal caracteristica e o esqueleto que e completamente cartilaginoso e foi isso que originou o nome.
Tegumento

É semelhante ao de todos os vertebrados, sendo constituído por uma epiderme pluriestratificada e uma derme. .

Esqueleto

É cartilaginoso. Enquanto que nos Cyclostomata e notocorda persistia como elemento esquelético; aqui ela é substituída por uma coluna vertebral. As grandes barbatanas, de forma triangular inserem se imediatamente atrás da cabeça, têm posição horizontal e ficam separadas uma das outras por um largo intervalo.

Permite distinguir os sexos por causa das barbatanas ventrais são menores contactar uma com a outra na linha ventral. Entre as nadadeiras pélvicas, no macho existem dois órgãos alongados e cônicos, o Clasper que funciona como aparelho copulador.

Atrás de cada olho, ocorre uma abertura arredondada denominada espiráculo (resultante do primeiro par de fendas branquiais ). Mais para trás ocorre as cincos fendas branquiais, a forma de estreitas aberturas verticais. A água entra pela boca e sai através das fendas, cedendo uma parte do oxigênio as branquiais alojadas no interior das fendas. O ânus, ou mais exatamente a abertura da cloaca, é uma fenda longitudinal, situada entre as nadadeiras ventrais.

Sistema Digestivo

Começa pela boca, onde ocorre fileiras transversais de dentes pontiagudos que e substituídos por novas fileiras de dentes da parte posterior.depois encontramos a faringe que se comunica com as câmaras branquiais, e posteriormente o estômago e intestino que termina numa cloaca.

O intestino é provido de uma válvula em espiral, chamada tiflossole que aumenta a superfície de absorção. Existe uma glândula retal na união do intestino com a cloaca, que tem a finalidade remover excessos de sais do sangue . Obs: Cloaca é uma abertura por onde são expelidos produtos dos aparelhos digestivo, urinário e reprodutor.

Sistema circulatório

O coração e constituído por duas câmaras: uma aurícula e um ventrículo. O sangue sai do ventrículo e passa para um bulbo arterial, de onde vai até as brânquias, onde é oxigenado e recolhido por uma aorta que o distribui para o restante do organismo. Após oxigenar diversos tecidos, ele retorna ao coração desembocando no seio venoso que precede a aurícula.
Ps.. O coração contem apenas sangue venoso.
Sistema respiratório

É formado por um conjunto de cinco pares de brânquias. A faringe apresenta de cada lado, cinco fendas, cujas paredes são ricamente vascularizadas. Daí, a água é impulsionada para o meio exterior pelas fendas branquiais externas .
OBS. Nos peixes cartilaginosos, não ocorre bexiga natatória.

Sistema Excretor

Consiste de um par de rins, que retiram os catabólitos do celoma e do sangue. Em muitos machos, o tubo que dá saída a urina, e usado também como conduto para espermatozóides, é o conduto de Wolff.

Sistema Reprodutor

Os sexos são separados, e a fecundação é interna, pois o macho coloca o esperma na cloaca da fêmea por meio de um órgão copulador denominado Clasper.
O aparelho reprodutor masculino tem um par de testículo dos quais, partem os canais deferentes que desembocam na cloaca. Em alguns animais os canais deferentes são os mesmos que serve aos rins, e por esta razão dizemos, neste caso, de aparelho urogenital.
O aparelho reprodutor feminino, consiste de um único ovário.

Algumas espécies são ovíparas, depositando cada ovo no interior de uma capsula coriácea preta, geralmente em forma de losango, tendo em cada canto, um filamento destinado, para fixar a cápsula entre as algas.muitas vezesa maioria das espécies são ovoviviparasque e quando os ovos ficam retidos no interior do corpo da femeaassim os filhotes se desenvolen e nasce já ativos.

Sistema Sensorial

Olfato
São duas fossas olfativas na parte ventral do focinho.
Equilíbrio e Percepção do Som - através do ouvido (labirinto) que e usado como órgão dos sentidos de gravidade, rotação e audição. O ouvido apresenta três canais semicirculares.
Visão
Os olhos são movidos por três pares de músculos que prendem o globo ocular na base, não há pálpebras.
Pressão hidrostática
A linha lateral, formada pela sucessão de botões sensíveis a pressão, é capaz de sentir a velocidade de correntes de água e variação de pressão sobre o corpo.
Principais Peixes Cartilaginosos do Brasil
Tubarão-branco, Cação, Peixe serra, Peixe-martelo, Raia-do-mar, Raia de água doce.

EQUIPE=ANA BEATRIZ SANTOS
ALISSON ALBINO
ANISIA CARLA
DIEVISON WAGNE
VANESSA MERCURI
2 C MATUTINO
PROF=JOSEANE

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial